
Origem dos Batistas no Mundo
A história mundial dos batistas pode ser contada a partir de duas raízes principais:
- Das suas doutrinas;
- Do surgimento no cenário mundial com o nome Batista.
Há pelo menos três correntes, mas a mais aceita é de que os Batistas tiveram origem no século XVII, entre os ingleses. Na segunda metade do século XVI, pequenos grupos de puritanos tornaram-se impacientes em relação à reforma dentro da igreja Anglicana e romperam com a igreja oficial da Inglaterra, tornando – se conhecidos como separatistas. Aqueles entre eles que acreditavam no batismo só de crentes tornaram-se os pioneiros do que, finalmente, veio a tornar-se uma denominação separada, com o nome de batistas. Esses puritanos também defendiam a forma de governo eclesiástico democrático, um outro típico princípio batista. John Smith, anteriormente pregador anglicano de Lincoln, na Inglaterra, tornou-se um ministro separatista.
Em 1694 surgiu a Primeira Igreja Batista do mundo. Os anos entre 1640 e 1660 foram de grande ênfase das igrejas batistas e seu desenvolvimento.

John Smith - (1609)
JOHN SMITH (1570-1612) foi um anglicano insatisfeito que, ao fugir para a Holanda, fez contato com a teologia anabatista. Por isso, acreditamos que a primeira igreja batista do mundo, fundada em 1609, em Amsterdã, foi o resultado das trocas teológicas das reformas do século XVI, com ênfase nas teologias luterana, anglicana e anabatista.

Família Bagby
WILLIAM BUCK BAGBY (1855-1939) foi missionário cristão pioneiro na implantação das missões batistas no Brasil e um dos principais colaboradores na luta pela liberdade religiosa em nosso país.
Filho de James e Mary Franklin nasceu no Texas (USA) em 05 de Novembro de 1855. Aos oito anos mudou-se juntamente com sua família para Waco onde depois de cumprir seus estudos preliminares graduou-se em Teologia em 1875 sob orientação de Benajah H. Carroll. Foi consagrado ao ministério pastoral em 16 de março de 1879.
Aceitou a Cristo como seu Senhor e Salvador aos 12 anos de idade.
Formou-se na Universidade de Baylor com 20 anos de idade.
Em 1880 Bagby casou-se com Ana Luther, em 21 de outubro de 1880, filha de John Luther, presidente da Baylor University.

Antônio Teixeira de Albuquerque
O primeiro pastor batista brasileiro foi o ex-padre Antônio Teixeira de Albuquerque, batizado e ordenado em Santa Bárbara.
Sacerdote católico na província de Alagoas, ele se converteu ao protestantismo sozinho, ao estudar a Bíblia. Depois de abandonar a igreja de Roma, o ex-padre peregrinou pelo Brasil até chegar a Santa Bárbara d´Oeste, onde se tornou o primeiro brasileiro a ser consagrado pastor batista.